Tomografia Computadorizada

Exame de imagem que utiliza raios-X para o estudo de diversas partes do corpo e de maneira mais detalhada que as radiografias convencionais. No CETOM utilizam tecnologia multislice, em que as imagens são adquiridas em volume. Isso permite maior velocidade na realização do exame com maior detalhamento das estruturas estudadas e menor dose de radiação.


Exames disponíveis:

Angiotomografia Abdome Superior, Crânio, Pelve, Pescoço, Tórax

Angiotomografia da Aorta Abdominal

Angiotomografia de Aorta Torácica

Angiotomografia MMII

Reconstruções 3D para Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada do Crânio, Órbitas e Sela Túrcica

Tomografia Computadorizada de Mastóides/Ouvidos

Tomografia Computadorizada da Face, Seios da Face

Tomografia Computadorizada de ATM

Tomografia Computadorizada do Pescoço (Laringe,Tireóide e Faringe)

Tomografia Computadorizada do Tórax

Tomografia Computadorizada do Abdome Superior

Tomografia Computadorizada do Abdome Total

Tomografia Computadorizada da Pelve ou Bacia

Tomografia Computadorizada da Coluna Cervical, Dorsal ou Lombar

Tomografia Computadorizada de Articulação (Ombro, Cotovelo, Punho, Sacro, Esterno Clavicular, Coxo Femoral)

Tomografia Computadorizada dos Segmentos Apendiculares (Braço, mão, coxa, perna, pé)


Orientações para exames – tomografia computadorizada

Para diagnóstico de doenças do crânio, coluna, membros superiores e inferiores, tórax e pescoço, o paciente deve apresentar-se para exame com, pelo menos, três horas de jejum.

O motivo do jejum prende-se ao fato que um paciente, ao realizar um exame de TC, pode estar sujeito ao uso do contraste iodado, durante a realização do mesmo. Eventualmente, um dos efeitos colaterais deste contraste é náusea. Com o estômago cheio, esta náusea pode-se transformar em vômitos, o que torna o exame bastante desagradável. Não ocorrendo tal evento, isto é, vômitos, o paciente pode se alimentar imediatamente após a realização do exame.
Para a realização de exames do abdômen e pelve, o paciente deve chegar na clínica duas horas antes e manter-se por quatro horas de jejum visto que além do contraste iodado endovenoso ele deve, também, ingerir pequena dose de contraste por via oral para delinear o estômago e os intestinos, o que faz com que o exame alcance uma qualidade bastante superior.

A ingestão de pequena quantidade de contraste, contudo, não impede que o paciente possa ter uma alimentação normal, logo à seguir. Em qualquer das condições, os contrastes injetados são metabolizados pelo fígado e excretados em, no máximo, 24 horas.

O que é meio de contraste?

O contraste é uma substância líquida, segura, que será injetada na veia durante a realização do exame, sendo possível que ocorram algumas sensações desconfortáveis de menor importância, como:
• Sensação de calor pelo corpo;
• Leve aceleramento dos batimentos cardíacos;
• Vontade de urinar;
• Náuseas, vômitos e gosto ruim na boca;

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Crianças pequenas podem necessitar de anestesia, pois o exame requer imobilidade total. Nestes casos, a atende fornecerá todas as informações necessárias aos pais ou responsáveis pela criança.
Extremos casos de claustrofobias em adultos, embora raríssimos, podem também necessitar de auxílio de um anestesiologista.
Gestantes não devem realizar exames de TC.
Histórico de alergia a medicamentos, alimentos, entre outros e/ou asma, deverão comunicar ao profissional assistente no ato do agendamento. Em casos específicos, a medicação antialérgica poderá ser administrada antes do exame, para reduzir o risco de reações.
Pacientes em uso de medicação em geral não estão impedidos de se submeter ao exame, Mas, se o paciente for diabético e fizer uso de medicamentos à base de cloridrato de metformina (Glucoformin, Glifage, Glucophage, Dimefor ou Metformina), será necessário suspender o uso por 4 dias (3 antes e o dia do exame) para realizar a tomografia computadorizada com uso de contraste.

servicos